A luz cênica como visão espiritual: Gordon Craig e o design por símbolos

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A luz cênica como visão espiritual: Gordon Craig e o design por símbolos

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 31
Autores: Alberto Luiz Morgado, Paulo César Balardim Borges
Autor Correspondente: Alberto Luiz Morgado | [email protected]

Palavras-chave: Gordon Craig; de-sign; iluminação cênica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O seguinte trabalho investiga a concepção de iluminação cênica de Gordon Craig e sua influência na cena contemporânea. Para tanto, são levadas  em consideração as sombras como forma de expressão, a influência de Richard Wagner e o pós-impressionismo. Por fim, analisamos a produção de Dido and Aeneas, marco da iluminação cênica moderna.



Resumo Inglês:

The following work investigates Gordon Craig’s conception of scenic lighting and its influence on the contemporary scene. To that end, the shadows as a form of expression, the influence of Richard Wagner and post-impressionism are taken into account. Finally, we analyze the production of Dido and Aeneas, landmark of modern scenic lighting.