A máscara neutra e Jacques Lecoq: considerações históricas, plásticas e pedagógicas

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A máscara neutra e Jacques Lecoq: considerações históricas, plásticas e pedagógicas

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 32
Autores: Ismael Scheffler
Autor Correspondente: Ismael Scheffler | [email protected]

Palavras-chave: Máscara; neutralidade; pedagogia teatral; história do teatro; teatro francês

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo trata sobre a máscara neutra com enfoque principal em Jacques Lecoq. É apresentado o contexto em que Lecoq conheceu a máscara nobre, assim denominada por Jacques Copeau. Também considerada a parceria entre Lecoq e o escultor Amleto Sartori que confeccionou a máscara neutra na técnica em couro. São apresentadas diferentes denominações para este tipo de máscara, dando-se atenção ao sentido de neutralidade. Também são feitas considerações sobre a forma da máscara neutra e da máscara nobre. Por fim, são feitas considerações do uso pedagógico da máscara estabelecendo-se relações da prática de Lecoq com a de Copeau, Charles Dullin, entre outros.



Resumo Inglês:

This article deals with the neutral mask with main focus in Jacques Lecoq. It is presented the context in which Lecoq knew the noble mask, thus denominated by Jacques Copeau. Also considered the partnership between Lecoq and the sculptor Amleto Sartori who made the neutral mask in the leather technique. Different denominations are presented for this type of mask, paying attention to the sense of neutrality. Considerations are also given about the design of the neutral mask and the noble mask. Finally, we present considerations of the pedagogical use of the mask, establishing relations of the practice of Lecoq with that of Copeau, Charles Dullin, among others.