A formação do dalang em Bali: o marionetista no teatro de sombras wayang kulit

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A formação do dalang em Bali: o marionetista no teatro de sombras wayang kulit

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 32
Autores: Juliana Coelho de Souza Ladeira
Autor Correspondente: Juliana Coelho de Souza Ladeira | [email protected]

Palavras-chave: Wayang; Bali; teatro de sombras; dalang; voz

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O wayang kulit, o teatro de sombras de Bali é a forma espetacular herdeira da tradição indobudista vinda de Java, no século XV, e uma das responsáveis pela indianização de Bali, através da utilização dramatúrgica das epopeias indianas. O processo de formação do dalang, o marionetista, é complexo, abrangendo um extenso aprendizado literário, linguístico, ritualístico e vocal. O dalang deve articular os mitos ancestrais e a contemporaneidade, dispensando ensinamentos filosóficos e religiosos e comentando aspectos da sociedade atual.



Resumo Inglês:

The wayang kulit , the shadow the- ater of Bali, belongs to the Indo-Buddhist tradition, that came from Java in the fifteenth-century, and is one of the responsible for the indianization of Bali, by the use of Indian epics. The formation process of the dalang, the puppeteer, is complex, encompassing an extensive literary, linguistic, ritualistic and vocal learning. The dalang must articulate the ancestral myths and the contemporaneity, dispensing philosophical and religious teachings and commenting aspects of the society as well.