A tensão entre o sagrado e o fazer teatral

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A tensão entre o sagrado e o fazer teatral

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 27
Autores: Alessandro Jose Oliveira, Grácia Navarro
Autor Correspondente: Alessandro Jose Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Teatro, sagrado, profano, epistemologia do sul, cultura afro-brasileira.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo constitui em reflexões a respeito da lida com o sagrado nas artes cênicas contemporâneas. Partindo da montagem do espetáculo Exus, do Grupo de Teatro Pindorama, discutimos questões de recepção provocadas pelo deslocamento do sagrado para o espaço profano da cena. Numa outra perspectiva, também chamamos a atenção da recepção deste mesmo aspecto do sagrado no âmbito do fazer teatral, dentro do espaço universitário. No bojo desta discussão, ancoramo-nos no arcabouço de ideias levantado pelos estudos póscoloniais e seu argumento a respeito do aprimoramento de uma ‘epistemologia’ que leve em consideração o legado do subalterno.



Resumo Inglês:

This article is a reflection about the very use of the sacred principles in a contemporary theater play. Departing from staging the play called Exus, by Pindorama Group, we discuss some reception aspects. In another perspective, we also highlight some issues related to the reception of the play in an academic environment. In the midst of this discussion, we are anchored in a post-colonial approach and its ideas related to an epistemology, which considered the subordinates and their legacy.