Nos palcos, Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues contribui para a ascensão da modernidade cênica brasileira, e entre os espectadores comuns, críticos atentos a difundir a nova tendência. Contudo, os críticos teatrais não se restringiram a profissão que exerciam, mas assumiram também o exercício político na medida em que reivindicaram a emancipação da própria atividade e da arte teatral em diversas situações, inclusive na luta contra a censura. Através de pesquisa bibliográfica e documental percorremos esse importante trajeto histórico, reconhecendo principalmente, que a criação de organizações institucionais no Rio de Janeiro e em São Paulo, denominadas ABCT, CICT e APCT foram ações determinantes em prol destes objetivos.
On stage, Wedding Dress Nelson Rodrigues contributes to the rise of Brazilian scenic modernity, and among ordinary viewers, critics attentive to spread the new trend. However, theater critics were not restricted profession exercising, but also made a political exercise in that claimed the emancipation of the activity itself and theatrical art in various situations, including the fight against censorship. Through bibliographical and documentary research go through this important historical path, recognizing mainly the creation of institutional organizations in Rio de Janeiro and São Paulo, called ABCT, CICT and APCT were decisive actions towards these goals.