Performance e Feminismos: diálogos para habitar o corpo-encruzilhada

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Performance e Feminismos: diálogos para habitar o corpo-encruzilhada

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 27
Autores: Camila Bastos Bacellar
Autor Correspondente: Camila Bastos Bacellar | [email protected]

Palavras-chave: corpo, performance, feminismos, interseccionalidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As performances Merci Beaucoup, Blanco! de Michelle Mattiuzzi, gordura trans #3 /gordura localizada #1 de Miro Spinelli e Solange, tô aberta! de Pêdra Costa abrem a possibilidade de pensarmos que tais artistas articulam seus modos de existência com processos de criação desestabilizando um sistema de mundo no qual a opressão de gênero é racializada e oriunda de uma lógica colonial, capitalista e heterosexista. Esse texto busca se aproximar das intensidades destes trabalhos artísticos em que o corpo é o campo de batalha e o artefato vivo para estabelecer um diálogo entre estas intensidades – desde onde elas me tocam – e teorias feministas interseccionais, descoloniais e transfeministas.



Resumo Inglês:

The performances Merci Beaucoup, Blanco! from Michelle Mattiuzzi, gordura trans #3 /gordura localizada #1 from Miro Spinelli e Solange, tô aberta! from Pêdra Costa open up the possibility to think that these artists articulate their modes of existence with creative processes disrupting a world system in which gender oppression is racialized and arises from a logic that is colonial, capitalistic and heterosexist. This text aims to get close to the intensity of this artistic works in which the body is the batlle field and the live artifact to establish a dialogue between this intensities – from where the affect me – and feminist theories such as interseccional, decolonial and transfeminist theories.