O presente artigo busca compreender as estratégias visuais da performance intitulada Exhibit B cuja apresentação, agendada para fevereiro de 2016 em São Paulo, foi cancelada. A performance do artista sul-africano Brett Bailey é composta por tableaux vivants (quadros vivos) nos quais atores encenam quadros inspirados em eventos traumáticos do colonialismo e do racismo ocidental. A performance se apresentava como um trabalho antirracista e no entanto, movimentos negros a consideraram o inverso. Com apoio da literatura pós-colonial, em especial a reflexão de Stuart Hall sobre contra-estratégias que buscam minar o regime de representação racializado, procuraremos entender as disputas em torno dessa performance.
This article aims to understand the work “Exhibit B”, a performance scheduled to be played in Brazil, but canceled after protests. This performance by South African artist Brett Bailey is composed of tableaux vivants in which actors play out scenes inspired by the traumatic events of colonialism and Western racism. Regardless “Exhibit B” be defined as an anti-racist artwork, black movements considered it the reverse. We’ll seek to understand the disputes over this performance with the support of postcolonial literature, especially the reflection of Stuart Hall on counter-strategies in the racialized regime of representation.