O presente artigo se origina de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Graduação
em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, no período de 2011 a
2013. Por meio da disciplina “Oficina de Criação Cênica A”, orientada através dos estudos com
o Teatro de Animação, em que surgiu o espetáculo teatral de rua com bonecos gigantes,
intitulado O Gigante e o Dragão. Aqui, o principal objetivo é apresentar a pesquisa e os
processos que permearam a concepção, a confecção e o experimento cênico deste espetáculo
e, sobretudo, apontar o quanto é potente a reciclagem, a reutilização e a ressignificação de
diversos materiais, no intuito de se criar linguagens expressivas.
This paper comes from research developed between 2011 and 2013 in the
undergraduate course in Drama at the Federal University of Ouro Preto (UFOP), State of Minas
Gerais, Brazil. Through the discipline "Scenic Creation Workshop A” oriented by Animation
Theatre studies, the giant puppets street play O Gigante e o Dragão (The Giant and the
Dragon) came about. Here, the main goal is to present the research and the processes that
permeated the creation, the making and the theatrical experiment of this play and, above all,
highlight how powerful it is to recycle, reuse and re-signify various materials, aiming at the
creation of expressive languages.