Formato Participatório: vias do envolvimento no processo criativo

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Formato Participatório: vias do envolvimento no processo criativo

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 26
Autores: Maicyra Teles Leão e Silva
Autor Correspondente: Maicyra Teles Leão e Silva | [email protected]

Palavras-chave: Participação em arte, inclusão social, formato de processo criativo, participatório

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O texto aborda relações e tensões entre o contexto sócio-político contemporâneo e tendências participativas de criação na Arte, num viés liminar entre as Artes Cênicas e Visuais, discutindo inicialmente o aspecto da inclusão social enquanto prerrogativa de engajamento crítico. Para tanto estabelece paralelos entre discussões do âmbito internacional e nacional, questionando, o envolvimento do Outro em projetos artísticos como transformação social, a priori. Assim, trata a participação como opção poética, com enfoque no formato do processo criativo, sugerindo o termo participatório como alternativa de localização dessa escolha. Ainda, explora a noção de participação de forma a apresentar modalidades de sua ocorrência no campo da Arte.



Resumo Inglês:

This paper discusses relations and tensions between the contemporary socio-political context and participatory trends in Art, in an injunction bias between the Performing and Visual Arts. Initially discusses the aspect of social inclusion as critical engagement prerogative. For that, draws parallels between the international and national productions, questioning the involvement of the Other in Art projects and social transformation, a priori. So, it considers participation as a poetic option, focusing on the creative process format, suggesting the term participatory as an alternative location for that choice. Also explores the notion of participation in order to present modalities to its occurrence in Art field.