O Teatro Negro como fonte de memória e identidade afro-descendente: Análise da peça Transegun, de Cuti

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

O Teatro Negro como fonte de memória e identidade afro-descendente: Análise da peça Transegun, de Cuti

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 24
Autores: Emerson de Paula Silva
Autor Correspondente: Emerson de Paula Silva | [email protected]

Palavras-chave: Dramaturgia, teatro negro, identidade, memória, cultura afro -brasileira

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo pretende analisar a peça Transegum de Cuti a partir da ideia de uma construção da memória, estética, corporeidade e identidade afrodescendente de modo a procurar mostrar a importância deste texto como arquivo significativo da historiografia do teatro brasileiro e principalmente para o estudo da construção da identidade do negro no país.



Resumo Inglês:

This article intends to analyze the theater play Transegum by Cuti, in relation to notions such as Afro-Brazilian memory, aesthetics, corporeality and identity construction. Then we intend, by the dramatic analysis of the play, to show the importance of this text as part of the archive of Brazilian Theater History and as a source to investigate the identity constructions of black people in Brazil.