A ordem do discurso teatral: desordenando, reordenando, reverberando

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A ordem do discurso teatral: desordenando, reordenando, reverberando

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 24
Autores: Mei Hua Soares
Autor Correspondente: Mei Hua Soares | [email protected]

Palavras-chave: Discurso teatral, teatro negro, signo ideológico

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir de relato referente à apresentação da peça Zumbi or not Zumby (livre adaptação da paulistana Cia. Antropofágica para Arena conta Zumbi, do Teatro de Arena) realizada na Fundação CASA, unidade de Franco da Rocha, o presente artigo visa tecer considerações a respeito de como o discurso veiculado pelo teatro pode abordar assuntos relevantes – como o desterramento, a escravidão e a ausência de liberdade do negro no Brasil – que, no entanto, sofrem constante interdição junto a determinados públicos e contextos. Para tanto, foram mobilizados os conceitos de assimilação racista, de Darcy Ribeiro, de ordem discursiva, de Michel Foucault e de signo ideológico, de Mikhail Bakhtin.



Resumo Inglês:

From reporting on the performance of the play Zumbi or not Zumby (a free adaptation of the Cia Antropofágica to Arena conta Zumbi, of the Arena Theatre) held at CASA Foundation, Franco da Rocha unit, this article intends to make considerations as to how the discourse conveyed by the theater can address relevant issues – such as desterramento, slavery and the lack of freedom of the black in Brazil - which, however, suffer constant ban from certain public and contexts. Therefore, the concepts were mobilized racist assimilation, of Darcy Ribeiro, the discursive order of Michel Foucault and ideological sign of Mikhail Bakhtin.