Este artigo procura, na experimentação e na exploração sensível, a aproximação dos e nos espaços da urbe por meio de perambulações realizadas pelo centro histórico de Sabará, em Minas Gerais, durante a feitura e a destruição dos tapetes de serragens, na festa católica do Corpus Christi. Visa constituir correlações entre a festa e a cidade como um possível cenário para perceber as poéticas presentes em seus entrecruzamentos. Por intermédio da polifonia das festas, uma investigação etnográfica foi desenhada, mediante olhares e vivências corporais sobre a porosidade nas camadas de experiências que se sobrepõem diante dos tempos e lugares da cidade. Assim, questiona-se o que as festas são capazes de delinear para além dos olhares que circundam as ruas em meio às dinamicidades, memórias e silêncios. Busca tornar visível a maneira como os sujeitos elaboram e se apropriam das festas e ruas, na pretensão de compreender elementos capazes de auxiliar o aprendizado das culturas locais e dos usos das cidades.
This article seeks, in experimentation and sensitive exploration, to bring together and in the spaces of the city through wanderings carried out by the historical center of Sabará, in Minas Gerais, during the making and destruction of sawdust carpets, at the Catholic celebration of Corpus Christi. It aims to establish correlations between the party and the city as a possible scenario to perceive the poetics present in their intersections. Through the polyphony of the feast, an ethnographic investigation was designed, through gaze and bodily experiences on the porosity in the layers of experiences that overlap before the times and places of the city. Thus, it is questioned what the parties are capable of outlining beyond the looks that surround the streets amid the dynamics, memories and silences. It seeks to make visible the way the subjects elaborate and appropriate the parties and streets, in the intention of understanding elements able of helping the learning of local cultures and the uses of cities.