Adentrar o âmbito da Teologia de Karl Rahner é arriscar-se num terreno árido, como se comenta, mas é, também e sobretudo, vislumbrar uma reviravolta pragmático-antropocêntrica no âmago da própria Teologia, onde o ser humano é visto como “condição de possibilidade” de Deus, sendo o destinatário por excelência da autocomunicação divina. Assim sendo, esta relação entre o homem e Deus não sucede de modo unilateral, mas dialógica. Com efeito, a condição fundamental para se compreender o homem como ser finito que é atraído pelo infinito é possível somente mediante a abertura incondicional do homem ao mistério de Deus que se oferece como dom.
Entering the theology of Karl Rahner means to risk an himself in a ridl and – as one coments -but also, and especially, to envisage a pragmatic-anthropocentric turn around within theology itself, where the human being is seen as a condition of possibility of God, being the recipient of divine self - comunication by excellence. On this way the mentionned relationship between man and God, does not occur unilaterally, but dialogical. Therefore, the key for understanding man as a finite being who is attracted by infinity condition is possible only through the unconditional opening of the mystery of man of God who offers himself as a gift.