Vantagens e limitações do Serious Games no ensino da enfermagem: potencial no contexto pós-COVID-19

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ISSN: 2675-5602
Editor Chefe: Caroliny dos Santos Guimarães da Fonseca
Início Publicação: 06/08/2020
Periodicidade: Irregular
Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Enfermagem, Área de Estudo: Fisioterapia e terapia ocupacional, Área de Estudo: Medicina, Área de Estudo: Saúde coletiva, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

Vantagens e limitações do Serious Games no ensino da enfermagem: potencial no contexto pós-COVID-19

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Oliveira DLL, Hipolito MCV, Pereira CPS,Moraes BFM, Lopes MHBM.
Autor Correspondente: Oliveira DLL | [email protected]

Palavras-chave: Educação em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Simulação Realística; Jogos de Vídeo; Raciocínio Clínico; COVID-19

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetivou-se discorrer sobre as vantagens e limitações do Serious Game (SG) no ensino da enfermagem e seu potencial no contexto pós-COVID-19. Trata-se de uma reflexão teórica. Os SG são jogos desenvolvidos para entreter, educar, treinar e mudar o comportamento. Como vantagens os SG apresentam a possibilidade de replicação em diferentes e incontáveis momentos, inserir o estudante em situações incomuns, feedbacks direcionados à atuação do estudante, custo reduzido se comparados a outros simuladores; utilização em diversos dispositivos, entretenimento e a prática do raciocínio clínico e tomada de decisão em ambiente seguro e controlado. Limitações: o desconhecimento sobre o método pode culminar em desinteresse; o número de casos a que os alunos são expostos; falta de monitoramento a longo prazo; o próprio design limita o usuário quanto ao toque ou olhar da experiência real. No contexto pós-COVID-19, novas tecnologias e a realidade virtual têm grande probabilidade de serem componentes essenciais da formação em saúde. Embora existam limitações, quando associado às demais estratégias já difundidas da sala de aula o SG tem se mostrado útil para o ensino da enfermagem. É fundamental difundir essa estratégia, para que os estudantes cheguem mais preparados ao ambiente clínico real.



Resumo Inglês:

The objective was to discuss the advantages and limitations of the Serious Game (SG) in nursing education and its potential in the post-COVID-19 context. It is a theoretical reflection. SGs are games designed to entertain, educate, train and change behavior. As advantages, the SG present the possibility of replication in different and countless moments, inserting the student in unusual situations, feedbacks directed to the student's performance, reduced cost compared to other simulators; use in various devices, entertainment and the practice of clinical reasoning and decision making in a safe and controlled environment. Limitations: lack of knowledge about the method can lead to disinterest; the number of cases to which students are exposed; lack of long-term monitoring; the design itself limits the user as to the feel or look of the actual experience. In the post-COVID-19 context, new technologies and virtual reality are likely to be essential components of health education. Although there are limitations, when associated with other strategies already disseminated in the classroom, the SG has proved to be useful for teaching nursing. It is essential to disseminate this strategy, so that students arrive more prepared in the real clinical environment.



Resumo Espanhol:

El objetivo fue discutir las ventajas y limitaciones del Serious Game (SG) en la formación de enfermería y su potencial en el contexto post-COVID-19. Es una reflexión teórica. Los SG son juegos diseñados para entretener, educar, entrenar y cambiar el comportamiento. Como ventajas, los SG presentan la posibilidad de replicación en diferentes e innumerables momentos, insertando al alumno en situaciones inusuales, retroalimentaciones dirigidas al desempeño del alumno, costo reducido en comparación con otros simuladores; uso en diversos dispositivos, entretenimiento y la práctica del razonamiento clínico y la toma de decisiones en un ambiente seguro y controlado. Limitaciones: la falta de conocimiento sobre el método puede generar desinterés; el número de casos a los que están expuestos los estudiantes; falta de seguimiento a largo plazo; el diseño en sí mismo limita al usuario en cuanto a la sensación o el aspecto de la experiencia real. En el contexto posterior a la COVID-19, es probable que las nuevas tecnologías y la realidad virtual sean componentes esenciales de la educación para la salud. Aunque con limitaciones, cuando se asocia a otras estrategias ya difundidas en el aula, la SG se ha mostrado útil para la enseñanza de enfermería. Es fundamental difundir esta estrategia, para que los estudiantes lleguen más preparados al entorno clínico real.