Substância é aquilo que é em si e não em outro, elucidação atribuÃda a
Aristóteles. Assim, ao investigar o conceito de substância no pensamento de Leibniz,
percebemos que esse usa conceitos aristotélicos para elucidar um dos pilares de sua
Filosofia, a mônada ou substância. Nessa busca arqueológica, vemos que as diferenças
entre o conceito de substância em Aristóteles e em Leibniz divergem em algo anterior Ã
compreensão da própria substância, o ens quantum ou extensum. Assim, aqui analisamos
brevemente a diferença das propriedades do contÃnuo, caracterÃstica do que é extenso,
nos dois autores e constatamos diferenças metodológicas e conceituais que irão incidir
de modo decisivo na compreensão de substância dada por Leibniz, distinguindo-o
radicalmente de Aristóteles quanto à metafÃsica: nesse, a causalidade metafÃsica é
substituÃda pela lei da continuidade. Marcar essa diferença é reconhecer a especificidade
de cada pensador.
Substance is what is into itself and not in another; this elucidation belongs to
Aristotle. To understand better the concept of substance in Leibniz’s thinking, we see
this author using Aristotelian concepts to elucidate one of columns on his writings: the
monad or substance. We can observe during this archaeological research the differences
between Aristotle’s and Leibniz’s substance understanding. They disagree on something
prior to understanding the substance itself – the ens quantum or extensum. In both
writters we realize the differences of comprehension of what is extensive’s technical
features. The technical features radically distinguish Leibniz and his metaphysics: he
changes the aristotelian metaphysical causality into the law of continuity. Showing this
difference is the way to recognize the specificity of each thinker.