Geralmente, os três modelos de classificação de uma teologia das religiões convencionais são considerados como as únicas opções por uma avaliação teológica das religiões não-cristãs. O presente artigo põe em evidência que isto é um beco-sem-saída. O autor sugere uma alternativa a qual desenvolve, a partir da perspectiva da fé cristã, e que denomina de “interiorismo”. Esta opção se baseia em dois pressupostos metódicos: 1. a compreensão da unilateralidade da relação de toda realidade criada a Deus; e 2. a relação canônica dos dois Testamentos na Bíblia cristã binômia. Esta relação é o modelo que a própria Bíblia apresenta como uma hermenêutica cristã das religiões. Assim se torna possível reconhecer para outras religiões não apenas verdade parcial, mas insuperável, sem retirar em nada a própria pretensão de verdade cristã.
In general the three conventional classification models within theology of religion are considered as the only possible options for atheological evaluation of non-christian religions. The present article shows that this is a dead-end. The author suggests an alternative which he develops from the perspective of Christian faith and which he names “interiorism”. This option is based on two methodic presuppositions: 1. the understanding of the unilateralness of the relation of all created reality to God and 2. the canonic relation of both Testaments of the bipartite Christian Bible. This relation is the model for a Christian hermeneutics ofthe religions introduced by the Bible itself. This way it becomes possible attribute to other religions not only partial but unsurpassabletruth.