Neste artigo propomos analisar através de imagens a trajetória de Alexya Salvador, que se iconiza como a primeira pastora transgênero latino-americana, vinculada à Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo (ICM) e segue em ato, como candidata a vereadora na cidade de São Paulo, encarnando publicamente a bancada evangélica de esquerda. Pretendemos refletir sobre o modo como ao longo de uma década os meios de comunicação digitais, televisivos e escritos contaram a trajetória biográfica de Alexya e de sua família através de imagens. Pensaremos duas questões principais: em primeiro lugar, a relação entre biografia e ciências sociais; em segundo lugar, a trajetória pública de Alexya Salvador e os reflexos que a circulação de imagens tiveram na constituição de sua pessoa-personagem.
In this article we propose to analyze, through images, the trajectory of Alexya Salvador, who is iconized as the first transgender Latin American pastor, linked to the Metropolitan Community Church (MCC) and continues in action, as a candidate for councilor in the city of São Paulo, publicly incarnating the left evangelical bench. We intend to reflect on the way in which, over a decade, digital, television and written media have told the biographical trajectory of Alexya and her family through images. We will think about two main questions: first, the relationship between biography and social sciences; secondly, the public trajectory of Alexya Salvador and the reflexes that the circulation of images had in the constitution of her person-character.