Ação dramática, movimento funcional e teoria do esforço: origens do pensamento teatral na obra de Rudolf Laban
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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes
Ação dramática, movimento funcional e teoria do esforço: origens do pensamento teatral na obra de Rudolf Laban
Ano: 2008 | Volume: 2 | Número: 11
Autores: Milton de Andrade Leal Junior
Autor Correspondente: Milton de Andrade Leal Junior | [email protected]
Autor Correspondente: Milton de Andrade Leal Junior | [email protected]
Palavras-chave: movimento, ação, Laban.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este artigo revisa alguns conceitos da teoria teatral de Rudolf Laban: a composição de esforços interiores em termos de ações dinâmicas; a ação intencional como tendência de organizar impulsos interiores em forma de movimentos funcionais e expressivos; a “veracidade” das ações cênicas como relações orgânicas entre esforços interiores e aspectos visíveis do movimento. Conceitos de Laban, como esforço interno e composição eucinética são usados para elucidar princípios rítmicos e orgânicos aplicados na composição cênica.