Dança como cena-grafia do saber

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Dança como cena-grafia do saber

Ano: 2012 | Volume: 2 | Número: 19
Autores: Gabriele Brandstetter Tradutor - Stephan Baumgartel
Autor Correspondente: Stephan Baumgartel | [email protected]

Palavras-chave: Dança contemporânea, coreografia, epistemologia na dança, escritas corporais do saber. Contemporary dance, choreography, epistemology in dance, corporeal writings of knowledge.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo discute o lugar da dança contemporânea no
campo dos saberes humanos. Esboça a relação entre dança e escrita enquanto tentativa de fixar o momento efêmero da dança e oferecê-lo enquanto conhecimento objetivado. Contra essa tentativa, o ensaio mostra como a dança contemporânea coloca seus saberes enquanto gestos de desdefinições em relação aos campos fixos dos saberes humanos. Propõe o saber da dança como um espaço de experiências e vivências cujo objetivo é colocar em xeque tanto uma lógica estável das
linguagens cênicas quanto uma posição fixa do observador, para tornar perceptíveis os parâmetros de orientação inscritos em uma situação cultural e cênica. Os saberes da dança revelam, assim, sua afinidade com outras mudanças paradigmáticas no campo dos saberes científicos.



Resumo Inglês:

This article discusses the place of contemporary dance in the field of human knowledge. It sketches a relation between dance and writing as an attempt to fix the ephemeral moment of dance and to offer it as objective knowledge. In relation to that proposal, the essay shows that contemporary dance posits itself and its ways of knowing as undefining gestures in relation to fixed fields of human knowledge. It proposes the knowledge of dance as a space of convivial experiences whose objective is to put into question not only any stable logic of a stage language, but also the fixed position of the observer, in order to turn perceptible and problematic the parameters of orientation inscribed into a cultural and scenic situation. In doing so, ways of knowing in contemporary dance reveal its affinity with other paradigmatic changes that took place in the field of scientific knowledge.