O Salto dos Órfãos: o pós-modernismo sem modernismo da dramaturgia peruana atual
Urdimento
O Salto dos Órfãos: o pós-modernismo sem modernismo da dramaturgia peruana atual
Autor Correspondente: Juliano Borba | [email protected]
Palavras-chave: ramaturgia latino-americana; dramaturgia peruana; modernidade/pós-modernidade Latin-american dramaturgy. Peruvian dramaturgy. Modernity/Postmodernity.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
A dramaturgia peruana moderna se configurou como um movimento inexistente, principalmente pela falta de um “pai” que a introduzisse na modernidade, que a encaminhasse numa continuidade da tradição, que desse aos novos dramaturgos a sensação de possibilidade. No entanto, é precisamente essa “orfandade” que há feito com que a dramaturgia peruana pós-moderna desse um salto quantitativo e qualitativo não visto durante todo o século XX. A falta do “pai” nos tempos em que os patrocínios se desmantelam ou já não interessam, pode ser um impulso antes que um obstáculo.
Resumo Inglês:
Modern Peruvian dramaturgy can be seen as almost nonexistent, most of all because of the lack of a father figure that could have introduced this dramaturgy into modernity and established certain continuity with tradition giving the new dramaturgs a sense of possibility. However, it is precisely this condition of being orfan that has allowed Peruvian postmodern dramaturgy to make a leap in quantity and quality unexperienced during the twentieth century. The lack of a father figure can be a stimulus more than an obstacle in times where all kinds of patronage are being dismantled or remain of little interest.