Teatro e microutopias cotidianas: experiências de comunidade no espetáculo no mundo da rua

Revista Nupeart

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ISSN: 2358-0925
Editor Chefe: André Carreira
Início Publicação: 01/09/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Teatro e microutopias cotidianas: experiências de comunidade no espetáculo no mundo da rua

Ano: 2019 | Volume: 22 | Número: 2
Autores: Saulo Vinícius da Silva Almeida
Autor Correspondente: Saulo Vinícius da Silva Almeida | [email protected]

Palavras-chave: viver-junto-idiorrítmico, arte relacional, pós-modernismo, performance.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir do conceito Viver-Junto-idiorrítmico de Roland Barthes e abrindo diálogo com o conceito de Heterotopia de Michel Foucault e as análises acerca da Arte Relacional de Nicolas Bourriaud, serão apresentadas algumas características presentes no pensamento artístico das últimas décadas, o qual nós compreenderemos aqui sob o conceito de pós-moderno. Tal discussão será a base para análise do espetáculo No Mundo da Rua, do coletivo paraibano Projeto Corpos de Saia e de sua relação com os espaços urbanos e as experiências de comunidade. A conclusão atesta que para além de propor uma breve experiência de outra possível realidade, o Viver-Junto-idiorrítmico pode desvelar, a partir da iluminação das narrativas sociais, as quais são potencializadas pela presença e performatividade de corpos com marcadores sociais da diferença, a ficcionalidade da vida vivida.



Resumo Inglês:

Based    on    Roland    Barthes’    Living-Together-Idiorhythmic    concept and opening a dialogue with Michel Foucault’s concept of Heterotopia and Nicolas Bourriaud’s analyzes of Relational Art,  we  will  introduce  some  characteristics  present  in  the  artistic thought of the last decades, which we will understand here under the concept of post-modern. Such discussion will be the basis for the analysis of the performance No Mundo da Rua, made by the Projeto Corpos de Saia paraibano collective, and its relationship with urban spaces and community experi-ences.  The  conclusion  attests  that  in  beyond  to  proposing  a  brief  experience  of  another  possible  reality,  Living-Togeth-er-Idiorhythmic  can  unveil,  from  the  illumination  of  social  narratives,  which  are  enhanced  by  the  presence  and  performativity of bodies with social markers of difference, the fictionality of lived life.