O presente artigo aborda as relações entre o ato de brincar e a experiência criativa, dando destaque à brincadeira como fonte de experiência estéti-ca no processo de criação, segundo as concepções de autores como Isabel Marques, Paulo Freire, Tizuko M. Kishimoto e Winnicott, que colaboram e fundamentam a pesquisa, apesar de não serem foco dessa discussão. De-screvo aqui o processo metodológico da pesquisa de caráter qualitativo, re-alizada no período de 2014 a 2015, com o Grupo de Banda Percussiva Men-inos do São João, da cidade de Palmas-TO. Este estudo teve como objetivo investigar e registrar quais sentidos o “corpo” assume durante a experiência artística e estética vivenciada para a criação do Espetáculo “DuCampo”, a partir da brincadeira como tema gerador. Os resultados obtidos trazem as falas dos alunos e professores, levantadas nas rodas de conversa, e revelam as diversas significações assumidas pelo corpo na criação do espetáculo, passando de corpo-instrumento de experiência para “corpo-expressivo”, “corpo-sensível”, “corpo-ação”, “corpo-brinca”.