Stan Getz em Samba de uma Nota Só: Um exemplo da conjunção das abordagens horizontal e vertical na construção de uma coerência na improvisação.

Revista Nupeart

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ISSN: 2358-0925
Editor Chefe: André Carreira
Início Publicação: 01/09/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Stan Getz em Samba de uma Nota Só: Um exemplo da conjunção das abordagens horizontal e vertical na construção de uma coerência na improvisação.

Ano: 2016 | Volume: 15 | Número: 1
Autores: Luis Felipe Gomes
Autor Correspondente: Luis Felipe Gomes | [email protected]

Palavras-chave: Stan Getz, improvisação, hibridismo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Estudo   analítico   da   improvisação   de   Stan   Getz   e   de   outros   aspectos   interpretativos presentes em Samba de uma Nota Só, faixa do álbum Jazz Samba, lançado em 1962. A partir do registro fonográfico cuja transcrição foi realizada pelo  autor  do  presente  artigo,  observa-se  como  o  saxofonista  desenvolveu,  a  partir da conjunção das abordagens horizontal e vertical (RUSSEL, 2001), uma improvisação coerente. Outrossim, confirma-se a presença de elementos do cool jazz e do bebop, duas das instâncias artísticas até então vivenciadas pelo  músico  e  que  estão  atreladas  ao  seu  estilo  pessoal.  No  que  diz  respeito  a  outras questões de interpretação, são flagradas adaptações da composição de Tom Jobim e Newton Mendonça vinculadas aos moldes da linguagem jazzista. A análise revela também questões de hibridismo entre a linguagem da música norte-americana e a brasileira. Com isso, o trabalho significa uma contribuição aos  estudos  sobre  improvisação,  vindo  a  somar-se  à  perspectiva  das  práticas  interpretativas em música popular.