O presente artigo tem por objetivo refletir questões pertinentes ao campo do Ensino de Arte, relacionadas à interpretação freqüentemente errônea que se faz do Fazer Artístico, um dos pilares da Proposta Triangular. Essa má interpretação restringe o Fazer Artístico à prática da releitura, e restringe esta apenas à produção de um objeto artístico. Mas o equívoco mais comum é acreditar que releitura significa cópia. Neste contexto, vão sendo elucidados outros mal-entendidos, como chamar a “Proposta Triangular” de “Metodologia Triangular” e aplicá-la em uma seqüência única e constante: 1o) apreciação; 2o) contextualização e 3o) produção. Estas reflexões estão embasadas teoricamente e fundamentadas na minha própria prática pedagógica, aqui apresentadas no projeto: “Releitura não é cópia”, desenvolvido nas aulas de Arte, no Ensino Médio do CEFETSC5. Refletir a relação entre teoria e prática, a partir das minhas experiências em sala de aula, foi o desafio a que me propus ao iniciar esta pesquisa.