Santo Daime experimentando um cristianismo xamânico

Pesquisas em Teologia

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ISSN: 2595-9409
Editor Chefe: Prof. Dr. Fabio da Silveira Siqueira
Início Publicação: 05/12/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

Santo Daime experimentando um cristianismo xamânico

Ano: 2021 | Volume: 4 | Número: 7
Autores: Amanda Juliane Vicentini
Autor Correspondente: A. J. Vicentini | [email protected]

Palavras-chave: Santo Daime, Xamanismo, Cristianismo popular

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo apresenta algumas reflexões sobre como a Doutrina do Santo Daime incorpora no seu eixo doutrinário fundamentalmente elementos do xamanismo amazônico e do cristianismo popular. Essa doutrina fundada por Raimundo Irineu Serra em 1930, no interior do Acre, faz uso da ayahuasca, uma bebida considerada sagrada usada há milhares de anos pelos povos indígenas da região da floresta amazônica.  A ayahuasca quando usada em contexto indígena sempre exerceu a função de proporcionar contato com o mundo espiritual, além de apresentar grandes propriedades curativas. O Santo Daime inaugura uma nova forma do consumo da bebida xamânica, agora orientado pelos valores éticos e simbólicos do cristianismo, mas garantindo experiências essencialmente xamânicas como os ritos de passagem, os vôos xamânicos e a cura. Além disso, compreendemos que o Santo Daime também pode desenvolver importantes e produtivos diálogos entre cristianismo e xamanismo; e a ayahuasca como um enteógeno, pode servir como notável elemento para novas e pioneiras hermenêuticas teológicas.



Resumo Inglês:

The article presents some reflections on how the Santo Daime Doctrine fundamentally  ncorporates  elements  of  Amazonian  shamanism  and  popular Christianity  in  its  octrinal  axis.  This  doctrine  founded  by  Raimundo  Irineu Serra  in  1930,  in  the  interior  of  Acre,  makes  use  of  ayahuasca,  a  drink considered sacred used for thousands of years by the indigenous peoples of the Amazon rainforest region. Ayahuasca, when used in an indigenous context, has always played the role of providing contact with the spiritual world, in addition to having great healing properties. The Santo Daime inaugurates a new way of consuming the shamanic drink, now guided by the eth ical and symbolic values of Christianity, but guaranteeing essentially shamanic experiences such as rites of passage, shamanic flights and healing. In addition, we understand that Santo Daime   can   also   develop   important   and   productive   dialogues   between Christianity  and  shamanism;  and  ayahuasca  as  an  entheogen,  can  serve  as  a remarkable element for new and pioneering theological hermeneutics.