“Vida de Maria” é uma obra da patrística oriental a respeito da Mãe de Jesus, escrita pelo Monge Epifânio, no fi nal do século VIII. Ela conjuga elementos da piedade popular e da literatura edifi cante da Igreja bizantina. O autor reúne os dados que dispõe e organiza a obra em 26 pequenos capítulos, não repetindo o conteúdo dos evangelhos canônicos. Usa de forma equilibrada e crítica os elementos das narrativas apócrifas, sobretudo a respeito da concepção virginal, da opção celibatária e da “dormição” da Mãe de Jesus. Epifânio apresenta as seguintes características do perfi l de Maria: mãe virginal do messias, mulher proativa, seguidora de Jesus, companheira de outras mulheres na comunidade cristã, modelo das consagradas e dos consagrados, santa glorifi cada por Jesus (dormição). Assim, a obra é inspiradora para a mariologia contemporânea, pois situa Maria no mistério de Jesus Cristo e da Igreja de seu tempo. Esse artigo visa: tornar conhecida “A vida de Maria”; apontar elementos signifi cativos desta obra para a teologia e a devoção marianas; mostrar a infl uência dos apócrifos para uma visão mágica de Maria, distante do seu perfi l bíblico; refl etir sobre o discernimento na escolha das fontes da mariologia; e suscitar novas pesquisas.
“Life of Mary” is a work of the Eastern patristic concerning the Mother of Jesus, written by the Monk Epiphanes, in the late eighth century. It combines elements of popular piety and the edifying literature of the Byzantine Church. The author gathers the data he has and organizes the work into 26 small chapters, not repeating the content of the canonical gospels. He uses in a balanced and critical way the elements of apocryphal narratives, especially regarding the virginal conception, the celibate option and the “dormition” of the Mother of Jesus. Epiphanius presents the following characteristics of Mary’s profi le: virgin mother of the messiah, proactive woman, follower of Jesus, companion of other women in the Christian community, model of consecrated and consecrated women, saint glorifi ed by Jesus (dormant). Thus, the work is inspiring for contemporary mariology, because it places Mary in the mystery of Jesus Christ and the Church of her time. This article aims to: make known “The life of Mary”; to point out signifi cant elements of this work for Marian theology and devotion; show the infl uence of the Apocrypha to a magical vision of Mary, far from her biblical profi le; refl ect on the discernment in the choice of sources of mariology; and raise new research