A Teologia Pastoral, no curso dos poucos séculos de sua existência, passou por um intenso processo de desenvolvimento de sua concepção, de suas relações com os diversos modelos de igreja, de suas relações com a práxis eclesial e com os demais saberes científi cos. De maneira especial, os pastoralistas começam a intuir e constatar que os fatores socializantes incidem profundamente sobre a existência humana e cristã. Por essa razão, a refl exão teológico-pastoral deve necessariamente levar em conta a estrutura coletiva de toda a realidade socioambiental. Assistimos, assim, a um importante movimento que leva a Teologia Pastoral a compreender que o autêntico “cuidado das almas” deve ser capaz de integrar-se num verdadeiro e autêntico cuidado com o ambiente. A pessoa humana – por sua própria natureza relacionada com os outros e com o seu “território” – recebe sustento, abertura, conteúdo vital e motivações para construir sua realização própria da “espacialidade” na qual o seu ser encontra-se, isto é, do seu contexto socioambiental. Objetivo desta pesquisa é refl etir sobre como a atenção à crise socioambiental tal como descrita pela Laudato Si’, do papa Francisco, exige da Teologia Pastoral a consolidação de uma consciência ecológica integral, capaz de articular uma nova aliança entre pessoas humanas, sociedades e natureza, na direção da conservação do patrimônio terrestre, do bem comum sociocósmico e da manutenção das condições que consintam que o processo evolutivo do criado siga seu curso.
Pastoral Theology, in the course of the few centuries of its existence, went through an intense process of development of its conception, of its relations with the different models of the church, of its relations with ecclesial praxis and with other scientifi c knowledge. In a special way, pastoralists begin to intuit and see that socializing factors have a profound impact on human and Christian existence. For this reason, theologicalpastoral refl ection must necessarily take into account the collective structure of the entire socio-environmental reality. We are witnessing, therefore, an important movement that leads Pastoral Theology to understand that the authentic “care of souls” must be able to be integrated in a true and authentic care for the environment. The human person – due to his own nature related to others and to his “territory” – receives sustainance, openness, vital content and motivations to build his own realization of the “spatiality” in which his being fi nds himself, that is, socio-environmental context. The objective of this research is to refl ect on how the attention to the socio-environmental crisis as described by Pope Francis Laudato Si’ demands from Pastoral Theology the consolidation of an integral ecological conscience, capable of articulating a new alliance between human beings, societies and nature in the direction of conservation of terrestrial heritage, the socio-economic common good and the maintenance of conditions that allow the evolutionary process of the creation to take its course.