A figura de Maria na festa de Caná em Jo 2,1-11

Atualidade Teológica

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ISSN: 16763742
Editor Chefe: André Luiz Rodrigues da Silva
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

A figura de Maria na festa de Caná em Jo 2,1-11

Ano: 2020 | Volume: 24 | Número: 64
Autores: Nelson Maria Brechó da Silva
Autor Correspondente: N. M. B. da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Sinal, Festa, Jesus, Maria, Figura.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo se desenvolve a partir do texto grego de Jo 2,1-11, do Sitzim-Leben, contexto vital, que mostra o breve diálogo entre Maria e Jesus. Em seguida, a delimitação e a estrutura do texto. No campo da análise, procura-se analisar a semântica do sinal em João, bem como na literatura veterotestamentária. Para João, o semeion, sinal, tem como função apontar e signifi car algo, seja para chamar a atenção, seja a fi m de transmitir um determinado conhecimento. No caso de Ex 4,30-31, o ot, sinal, sugere a manifestação de Deus para o povo crer, ajoelhar e se inclinar diante de YHWH. Assim, em João, o gesto realizador não é apenas demonstrativo e sim expressivo do mistério pessoal de Jesus e da salvação que será comunicada à humanidade. Nesse sentido, a fi gura de Maria na festa de Caná, é essencial, porque ela é atenta e possui profunda sensibilidade para dialogar com o seu Filho. Ela é, ao mesmo tempo, a fi gura de mãe e discípula fi el, no intuito de que Jesus seja o centro da cena. Percebe-se, com isso, que a fi gura de Maria, abre vários horizontes para refl etir sobre a pastoral no mundo atual. O modelo de discipulado mariano pode fornecer um olhar sensível e ativo, para ser contemplativo na ação.



Resumo Inglês:

This article develops from the instrumental translation of John 2,1-11, of the Sitz-im-Leben, of the vital context, which shows the brief dialogue between Mary and Jesus. Next, the delimitation and the structure of the text. In the fi eld of analysis, we try to analyze the semantics of the sign in John, as well as in the Old Testament literature. For John, the semeion, sign, has the function to point and signify something, either to attract attention or to transmit a certain knowledge. In the case of Ex 4,30-31, the ot, sign, suggests the manifestation of God for the people to believe, kneel and bow before YHWH. Thus in John the fulfi lling gesture is not only demonstrative but expressive of the personal mystery of Jesus and the salvation that will be communicated to mankind. In this sense, the fi gure of Mary in the feast of Cana, is essential, because she is attentive and has deep sensitivity to dialogue with her Son. She is, at the same time, the fi gure of mother and faithful disciple, so that Jesus is the center of the scene. With this, we can see that the attitude of Mary opens many horizons to refl ect on pastoral care in today’s world. The model of Marian discipleship can provide a sensitive and active look, to be contemplative in action.