O “serviço às mesas”, como dimensão caritativa, tem sido tradicionalmente pensado como razão de ser do ministério diaconal. Seu serviço, no entanto, não está isolado nas obras de assistência. O anúncio do Evangelho, a pregação e a catequese são elementos próprios do ministério diaconal. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo refl etir sobre o munus docendi confi ado ao diácono, tomando como estudo de caso a missão dos Sete helenistas e de seus epígonos, pontuando sua importância no processo de expansão do cristianismo a partir da formulação de uma nova mentalidade missionária. Coube aos Sete uma missão caracteristicamente urbana, que moveu o cristianismo da palestina para o mundo greco-romano. Sua missão entre os helenistas e os gentios foi a ponte entre o Evangelho de Jesus e a teologia de Paulo. Desde muito cedo, abandonaram os traços e os rituais meramente judaicos e passaram a admitir novos membros a partir de novos critérios, mais afi nados ao ambiente gentílico.
“Table service”, as a charitable dimension, has traditionally been thought of as the raison d’être of the diaconal ministry. His service, however, is not isolated in the assistance work. The proclamation of the Gospel, preaching and catechesis are elements specifi c of the diaconal ministry. In this sense, this work aims to refl ect on the munus docendi entrusted to the deacon, taking as a case study the mission of the Seven Hellenists and their epigones, highlighting its importance in the process of expansion of Christianity from the formulation of a new missionary mentality. The Seven had a characteristically urban mission, which moved Christianity from Palestine to the Greco-Roman world. His mission between the Hellenists and the Gentiles was the bridge between the Gospel of Jesus and the theology of Paul. From an early age, they abandoned their Jewish traits and rituals and began to admit new members based on new criteria, more attuned to the Gentile environment.