A Maldição e a Redenção de Cã: Escravidão Negra e Racismo no Brasil

Atualidade Teológica

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ISSN: 16763742
Editor Chefe: André Luiz Rodrigues da Silva
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

A Maldição e a Redenção de Cã: Escravidão Negra e Racismo no Brasil

Ano: 2020 | Volume: 24 | Número: 66
Autores: Luís Corrêa Lima
Autor Correspondente: L. C. Lima | [email protected]

Palavras-chave: Escravidão negra, Maldição, Redenção de Cã, Racismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A campanha mundial “Vidas negras importam” (Black lives matter) contagia a sociedade no combate ao racismo e à violência contra a população negra. Constitui também uma oportunidade para revisitar o passado escravista da sociedade brasileira e a difusão de teorias raciais que afi rmavam a inferioridade de todos os não brancos em relação aos brancos. Neste passado, a escravidão também era parte da cristandade colonial ibérica e católica em expansão. A Bíblia e a teologia tiveram um papel muito importante na cultura escravocrata, especialmente na legitimação da escravidão negra através do relato da Maldição de Cã (Gn 9,18-29). Este relato é depois ressignifi cado no quadro “A Redenção de Cam” (1895), do pintor Modesto Brocos, principal expressão iconográfi ca das teorias raciais que visavam o branqueamento progressivo da população brasileira através da mestiçagem. A sociedade se transformou, bem como o cristianismo católico onde se operou uma evolução da doutrina. As marcas da escravidão e da discriminação racial ainda persistem, de certo modo, mas há novas forças agindo em favor da cidadania plena dos negros, inclusive nas confi ssões cristãs.



Resumo Inglês:

The worldwide campaign “Black Lives Matter” seduces society in the fi ght against racism and violence against the black population. It is also an opportunity to revisit the slave past of Brazilian society and a spread of racial theories that affi rmed the inferiority of all non-whites in relation to whites. In the past, slavery was also part of the expanding Iberian and Catholic colonial Christianity. The Bible and theology played a very important role in slave culture, especially in legitimizing black slavery through the account of the Curse of Ham (Gen. 9:18-29). This account is later reframed in the painting “A Redenção de Cam” (1895), by the painter Modesto Brocos, an iconographic expression of racial theories that aimed at the progressive whitening of the Brazilian population through miscegenation. Society changed, as did Catholic Christianity, where an evolution of doctrine took place. The marks of slavery and racial discrimination still persist, in a way, but there are new forces at work in favor of full black citizenship, including in Christian confessions.