A EDUCAÇÃO DO PONTO DE VISTA DA HERANÇA SOCIAL

Revista 2022 (abril)

Endereço:
Rua João Burjakian - número:203 - Lauzane Paulista
São Paulo / SP
02442150
Site: http://www.revisterritorios.com.br
Telefone: (11) 2231-3648
ISSN: 2596-3309
Editor Chefe: Dra. Adriana Alves Farias
Início Publicação: 06/07/2022
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Educação

A EDUCAÇÃO DO PONTO DE VISTA DA HERANÇA SOCIAL

Ano: 2022 | Volume: 4 | Número: 4
Autores: CARLA CIONGOLO
Autor Correspondente: CARLA CIONGOLO | [email protected]

Palavras-chave: Palavras-chave: Educação; Herança Social; Hanna Arendt.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A educação, baseia-se em na relação com o mundo comum, aprofundada pelo pensamento de Hannah Arendt, que traça o panorama da herança social da educação a partir da influência das transformações culturais por meio da inserção das novas gerações, que representam a quebra de tradições na compreensão da educação com seu conceito de nascimento. Os objetivos são discutir o que é patrimônio social na educação na perspectiva de Hannah Arendt a partir de sua contribuição para a compreensão da crise educacional que vem desde o nascimento. Neste estudo partimos da hipótese de que a escola permanece no presente e transmite conteúdo do passado para possíveis usos no futuro. A revisão da literatura confirma a hipótese assumida e a partir dela ressaltamos que: I) a própria educação é dinâmica e acompanha os desenvolvimentos sociais e históricos para se reinventar e dar o conhecimento em diferentes situações; II) A busca da introdução a cultura como expressão social fundamenta entre outra a revisão política e a prática na educação e de formatação do funcionamento das escolas; e III) as práticas obtidas orientam a formação do aluno e sua concepção de sociedade e de mundo, cabendo ao núcleo escolar o papel de atender às necessidades sociais e culturais de cada contexto histórico. A herança social da educação é determinada pela cultura aprendida e formalizada na educação escolar.



Resumo Inglês:

Education is based on the relationship with the common world, deepened by the thought of
Hannah Arendt, who traces the panorama of the social heritage of education from the influence of
cultural transformations through the insertion of new generations, which represent the breaking of
traditions in understanding education with its concept of birth. The objectives are to discuss
what is social heritage in education from the perspective of Hannah Arendt from her contribution
for understanding the educational crisis that comes from birth. In this study we start from
hypothesis that the school remains in the present and transmits content from the past to possible
future uses. The literature review confirms the assumed hypothesis and from it we emphasize that:
I) education itself is dynamic and follows social and historical developments in order to
reinvent and impart knowledge in different situations; II) The search for an introduction to culture as a
social expression underpins, among others, the political review and practice in education and formatting
the functioning of schools; and III) the practices obtained guide the formation of the student and his conception of society and the world, with the school nucleus being responsible for meeting the needs
social and cultural aspects of each historical context. The social heritage of education is determined by the
culture learned and formalized in school education.



Resumo Espanhol:

La educación se fundamenta en la relación con el mundo común, profundizada por el pensamiento de
Hannah Arendt, quien traza el panorama de la herencia social de la educación a partir de la influencia de
transformaciones culturales a través de la inserción de nuevas generaciones, que representan la ruptura de
tradiciones en la comprensión de la educación con su concepto de nacimiento. Los objetivos son discutir
qué es el patrimonio social en la educación desde la perspectiva de Hannah Arendt desde su aporte
para entender la crisis educativa que viene desde el nacimiento. En este estudio partimos de
hipótesis de que la escuela permanece en el presente y transmite contenidos del pasado a posibles
usos futuros. La revisión de la literatura confirma la hipótesis asumida y de ella destacamos que:
I) la educación en sí misma es dinámica y sigue los desarrollos sociales e históricos para
reinventar e impartir conocimientos en diferentes situaciones; II) La búsqueda de una introducción a la cultura como
la expresión social sustenta, entre otros, la revisión política y la práctica en la educación y la formación
el funcionamiento de las escuelas; y III) las prácticas obtenidas orientan la formación del alumno y su concepción de la sociedad y del mundo, siendo el núcleo escolar el responsable de atender las necesidades
aspectos sociales y culturales de cada contexto histórico. El patrimonio social de la educación está determinado por la
cultura aprendida y formalizada en la educación escolar.



Resumo Francês:

L'éducation est fondée sur le rapport au monde commun, approfondi par la pensée de
Hannah Arendt, qui retrace le panorama de l'héritage social de l'éducation à partir de l'influence des
transformations culturelles par l'insertion des nouvelles générations, qui représentent la rupture de
traditions dans la compréhension de l'éducation avec son concept de naissance. Les objectifs sont de discuter
qu'est-ce que le patrimoine social dans l'éducation du point de vue de Hannah Arendt d'après sa contribution
pour comprendre la crise éducative qui vient de la naissance. Dans cette étude, nous partons de
l'hypothèse que l'école reste dans le présent et transmet le contenu du passé à d'éventuelles
usages futurs. La revue de la littérature confirme l'hypothèse supposée et nous en soulignons que :
I) l'éducation elle-même est dynamique et suit les évolutions sociales et historiques afin de
réinventer et transmettre des connaissances dans différentes situations; II) La recherche d'une initiation à la culture comme
l'expression sociale sous-tend, entre autres, l'examen politique et la pratique en matière d'éducation et de mise en forme
le fonctionnement des écoles ; et III) les pratiques obtenues orientent la formation de l'élève et sa conception de la société et du monde, le noyau scolaire étant chargé de répondre aux besoins
aspects sociaux et culturels de chaque contexte historique. Le patrimoine social de l'éducation est déterminé par la
culture apprise et formalisée dans l'enseignement scolaire.



Resumo Alemão:

Bildung basiert auf der Beziehung zur gemeinsamen Welt, vertieft durch das Denken an
Hannah Arendt, die das Panorama des gesellschaftlichen Erbes von Bildung aus dem Einfluss nachzeichnet
kulturelle Transformationen durch das Einfügen neuer Generationen, die den Bruch darstellen
Traditionen im Verständnis von Bildung mit ihrem Geburtskonzept. Die Ziele sind zu diskutieren
Was ist soziales Erbe in der Bildung aus Sicht von Hannah Arendt aus ihrem Beitrag
für das Verständnis der Bildungskrise, die von der Geburt kommt. In dieser Studie gehen wir von
Hypothese, dass die Schule in der Gegenwart bleibt und Inhalte aus der Vergangenheit auf das Mögliche überträgt
zukünftige Nutzungen. Die Literaturrecherche bestätigt die angenommene Hypothese und daraus betonen wir, dass:
I) Bildung selbst ist dynamisch und folgt gesellschaftlichen und historischen Entwicklungen um
Wissen in verschiedenen Situationen neu erfinden und vermitteln; II) Die Suche nach einer Einführung in die Kultur als
Der soziale Ausdruck untermauert unter anderem die politische Überprüfung und Praxis in Bildung und Formatierung
das Funktionieren von Schulen; und III) die erhaltenen Praktiken leiten die Bildung des Schülers und seine Vorstellung von der Gesellschaft und der Welt, wobei der Schulkern für die Erfüllung der Bedürfnisse verantwortlich ist
soziale und kulturelle Aspekte des jeweiligen historischen Kontextes. Das soziale Erbe der Bildung wird bestimmt durch die
Kultur, die in der Schulbildung erlernt und formalisiert wird.



Resumo Italiano

L'educazione si basa sul rapporto con il mondo comune, approfondito dal pensiero di
Hannah Arendt, che ripercorre il panorama del patrimonio sociale dell'educazione dall'influenza di
trasformazioni culturali attraverso l'inserimento delle nuove generazioni, che rappresentano la rottura
tradizioni nella comprensione dell'educazione con il suo concetto di nascita. Gli obiettivi sono da discutere
cos'è il patrimonio sociale nell'istruzione dal punto di vista di Hannah Arendt dal suo contributo
per comprendere la crisi educativa che nasce dalla nascita. In questo studio partiamo da
ipotesi che la scuola rimanga nel presente e trasmetta contenuti dal passato al possibile
usi futuri. La revisione della letteratura conferma l'ipotesi ipotizzata e da essa si sottolinea che:
I) l'educazione stessa è dinamica e segue gli sviluppi sociali e storici al fine di
reinventare e trasmettere la conoscenza in diverse situazioni; II) La ricerca di un'introduzione alla cultura come a
l'espressione sociale è alla base, tra l'altro, della revisione e della pratica politica nell'istruzione e nella formattazione
il funzionamento delle scuole; e III) le pratiche ottenute guidano la formazione dello studente e la sua concezione della società e del mondo, con il nucleo scolastico responsabile del soddisfacimento dei bisogni
aspetti sociali e culturali di ogni contesto storico. Il patrimonio sociale dell'educazione è determinato dalla
cultura appresa e formalizzata nell'istruzione scolastica.