Reperformance: a presença em questão

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Reperformance: a presença em questão

Ano: 2022 | Volume: 1 | Número: 43
Autores: Artur Correia de Freitas
Autor Correspondente: Artur Correia de Freitas | [email protected]

Palavras-chave: Reperformace, Performance, Presença, Arquivo, Marina Abramović

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A proposta básica desta pesquisa foi esboçar uma definição possível de reperformance, cotejando-a com a problemática geral da relação entre presença e arquivo no campo das atividades performáticas. Para tanto, considerou-se a eclosão histórica das reperformances, típica dos anos 2000, a partir da exposição Seven Easy Pieces, de Marina Abramović, com ênfase na análise de um caso-exemplar – a obra Seedbed – e nas eventuais aproximações e diferenças que esta manteve com a performance de “origem”, de Vito Acconci. Como resultado, propôs-se a noção de “redução arquival” como uma categoria central para a definição de reperformance, considerando-se suas potencialidades dialógicas, de ordem trans-histórica.



Resumo Inglês:

The aim of this paper was to propose a possible definition of reperformance, comparing it with the general problem of the relationship between presence and archive in the field of performance art. For this, the historical emergence of the reperformance in 2000s was considered through Marina Abramović’s exhibition Seven Easy Pieces, with emphasis on the analysis of the artwork entitled Seedbed, taking into account its similarities and differences with the “original” performance by Vito Acconci. As conclusion, the notion of “archival reduction” was proposed as a central category for the reperformance definition, considering its dialogical and transhistorical potentialities.



Resumo Espanhol:

El objetivo de esta investigación fue proponer una definición de reperformance, comparándola con el problema general de la relación entre presencia y archivo en el campo de las actividades performativas. Para ello, se consideró el surgimiento histórico de las reperformances, propio de la década del 2000, a partir de la exposición Seven Easy Pieces, de Marina Abramović, con énfasis en el análisis de la obra Seedbed, y en las posibles aproximaciones y diferencias que éste mantenía con la performance de “origen”, de Vito Acconci. Como resultado, se propuso la noción de “reducción de archivo” como categoría central para la definición de reperformance, considerando sus potencialidades dialógicas, de orden transhistórico.