“Atuado” é o termo usado na Pajelança Cabocla de Pena e Maracá para se referir ao corpo em performance da pajé. Este artigo trouxe a proposição de uma aproximação dessa prática e algumas reflexões sobre os possíveis diálogos da noção de atuado com a contemporaneidade das artes cênicas e performativas. Para tanto, partiu-se da hipótese de que esse cruzamento oferece elementos com valor de fertilidade para uma cena que ensaia novos modos de pensar e ver os mundos. A proposição se origina do encontro da autora deste artigo com a memória da própria avó, pajé cabocla de pena e maracá, e imbricou trabalhos de campo no Marajó com questões das Artes da Cena e pensamentos que discutem e desdobram o conceito de perspectivismo ameríndio.
"Atuado" is the term used in Pajelança Cabocla de Pena and Maracá to refer to the body in pajé performance. This article brought the proposition of an approximation of this practice and some reflections on the possible dialogues of the notion of actuated with the contemporaneity of performing and performing arts. To this end, it was hypothesized that this crossing offers elements with fertility value for a scene that rehearses new ways of thinking and seeing the worlds. The proposition came from the meeting of the author of this article with the memory of her grandmother, a pajé cabocla de pena and maracá, and imbriced fieldwork in the Marajó with questions of the Arts of Scene and thoughts that discuss and unfold the concept of Amerindian perspective.
“Actuado" el término utilizado en la Pajelança Cabocla de Pena y Maracá para referirse al cuerpo ejecutante del chamán. Este artículo trajo la proposición de una aproximación a esta práctica y algunas reflexiones sobre los posibles diálogos de la noción de actuado con la contemporaneidad de las artes escénicas. Para ello, partimos de la hipótesis de que este cruce ofrece elementos con valor de fecundidad para una escena que ensaya nuevas formas de pensar y ver los mundos. La propuesta surgió del encuentro de la autora de este artículo con la memoria de su propia abuela, chamán cabocla de pena e maracá, y trabajo de campo imbricado en Marajó con cuestiones de las Artes Escénicas y pensamientos que discuten y despliegan el concepto de perspectivismo amerindio.