O caso da “salicilagem dos vinhos do Porto”: ecos de visão social, económica e científica das relações Portugal-Brasil (1885-1905)

Revista Brasileira de História da Ciência

Endereço:
Rua General Bruce 586 - São Cristóvão
Rio de Janeiro / RJ
20921-030
Site: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/index
Telefone: (11) 4996-8391
ISSN: 2176-3275
Editor Chefe: Breno Arsioli Moura
Início Publicação: 01/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Multidisciplinar

O caso da “salicilagem dos vinhos do Porto”: ecos de visão social, económica e científica das relações Portugal-Brasil (1885-1905)

Ano: 2022 | Volume: 15 | Número: 1
Autores: José Ferraz-Caetano
Autor Correspondente: José Ferraz-Caetano | [email protected]

Palavras-chave: História da Química Portuguesa, Salicilagem dos Vinhos do Porto, Relações Portugal-Brasil

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No início do século XX, as ciências exatas ganharam notoriedade em Portugal por meio do seu papel como “ciência ao serviço da nação”. No caso da academia da cidade do Porto, a valorização das “artes químicas” cruza-se com a nova metodologia de ensino ministrada na Academia Politécnica do Porto e os trabalhos de segurança alimentar no recente Laboratório Químico Municipal do Porto. Um dos mais famosos ecos desta disposição revela-se no papel central da academia no desfecho de uma importante disputa comercial entre Portugal e o Brasil (1885-1905). A questão da salicilagem dos vinhos do Porto, que em muito prejudicou as exportações de vinho portuguesas para o território brasileiro, apenas se começa a desvanecer depois da intervenção dos trabalhos científicos de António Ferreira da Silva, académico e químico portuense. Este é um dos raros casos em que a construção do conhecimento científico sobre métodos analíticos tem influência central na resolução de uma disputa comercial na Europa do século XIX.