Analisamos no presente artigo como a imagem pública de Domiciano, último Imperador da dinastia flaviana (69-96), foi construída a partir dos LudiSaecularesocorridos em 88, tomando como documentação as moedas cunhadas em Roma sobre o evento. Para tanto, recorremos aos conceitos de representaçõese de práticasde Roger Chartier (2002) e de propagandaaplicada aos Estudos Clássicos, noção que foi amplamente discutida por Paulo Martins (2011) e por Ana Teresa Marques Gonçalves (2013). O método adotado foi o da AnálisedeConteúdo, de Laurence Bardin (2011). Concluímos que o Imperador, para além das reverências divinas, foi representado como um governante com uma política baseada na liberalitase na proximidade com período augustano.
In this paper we analyze how the public image of Domitian, the last emperor of the Flavian dynasty (69-96), was constructed based on the LudiSaecularesthat occurred in 88, taking as documentation the coins minted in Rome about the event. We used the concepts of representationsand practicesby Roger Chartier (2002) and of propagandaapplied to Classical Studies by Paulo Martins (2011) and by Ana Teresa Marques Gonçalves (2013). The methodology adopted was that of ContentAnalysis, by Laurence Bardin (2011). We conclude that the emperor, beyond divine reverences, was represented as a ruler with a policy based on liberalitasand on proximity with the Augustan period.