Abrindo horizontes para uma perspectiva musicobiográfica: m recorte analítico de uma pesquisa com três professores de música

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Abrindo horizontes para uma perspectiva musicobiográfica: m recorte analítico de uma pesquisa com três professores de música

Ano: 2022 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Haniel Henrique Vieira de Queiroz, Delmary Vasconcelos de Abreu
Autor Correspondente: Haniel Henrique Vieira de Queiroz | [email protected]

Palavras-chave: professores de música, narrativas (auto)biográficas, musicobiografização

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa concluída em nível de mestrado que teve como objeto de estudo os processos de musicobiografização de três professores de música a partir de suas pesquisas realizadas no mestrado. O objetivo principal da pesquisa consistiu em compreender como esses profissionais vêm refigurando-se com suas pesquisas nas práticas músico-educativas. O referencial teórico esteve centrado na teoria da tríplice mimese de Paul Ricoeur – prefiguração, configuração e refiguração – no tempo e narrativa. Como referencial metodológico, a pesquisa utilizou o método biográfico, tendo como fonte as narrativas (auto)biográficas de professores. Para este artigo, tomamos como objetivo apresentar uma síntese analítica da pesquisa concluída destacando compreensões a respeito do conceito de musicobiografização que foram se delineando com a pesquisa. Ao concluir a pesquisa, compreendemos que os três coparticipantes da pesquisa engendram uma vida-formação refigurada. Assim, a reflexividade narrativa é constitutiva de uma força potencial geradora de impactos nas práticas músico-educativas desses profissionais.



Resumo Inglês:

This work is an excerpt of a complete research at the master's level that had as its object of study the musicobiographization processes of music teachers from their research carried out in the master's degree. The main objective of the research is to understand how these professionals have been reconfiguring themselves with their research in music-educational practices. The theoretical framework was centered on Paul Ricoeur's theory of the triple mimesis – prefiguration, configuration and refiguration – in time and narrative, used in the research analysis process as well. The approach used was the (auto)biographical research whose source was the Narrative (Auto)Biographic Interview. For this article, an analytical synthesis of the objective research was highlighted, outlining a comprehensive synthesis of the concept of musicobiographization that were presented with emphasis on the research regarding the concept of biographization. Upon completing a survey, I understood three search co-participates engender a reconfigured life-formation. Thus, narrative reflexivity constitutes a potential force that generates impacts on the musician-educational practices of professionals.