“Ô de casa!”: gramofones na roça e caipiras na fonografia (1929)

Artcultura

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ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

“Ô de casa!”: gramofones na roça e caipiras na fonografia (1929)

Ano: 2017 | Volume: 19 | Número: 34
Autores: Juliana Pérez González
Autor Correspondente: Juliana Pérez González | [email protected]

Palavras-chave: rural; urbano; fono-grafia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

o  artigo  analisa  o  fonograma  “Ô  de casa”, gravado em São Paulo, no final dos anos 1920. levando em considera-ção a construção e manufatura da obra e sua relação com o contexto, a situação recriada na gravação permite desven-dar alguns possíveis entrecruzamentos entre o universo rural e a fonografia, no  estado  de  São  Paulo. também  são estudadas as ingerências aí verificadas das representações românticas da cul-tura  caipira,  assim  como  a  provável intervenção da tecnologia fonográfica na escuta do público.



Resumo Inglês:

The article analyzes the “Ô de casa” phonogram, recorded in São Paulo in the  late  1920s.  Taking  into  account  the construction  and  manufacture  of  this work and its relation to the context, the situation recreated in the recording allows us to untangle a few possible intercrossing between the rural world and phonography in the state of São Paulo. We also study the interferences of the romantic repre-sentations of the caipira (hillbilly) culture with the recording, as well as the probable intervention of phonographic technology in the way the audience listened to it.