as balizas temporais que enquadram e classificam as obras de um autor estão associadas a processos de demarcação de seu sentido que se revelam muitas vezes móveis e fugidios. Nessas ope-rações, empreende-se um trabalho de apropriação e reapropriação de seu significado por vezes estranho às in-tenções que guiaram os autores dessa ou daquela obra. Dias gomes e sua produção teatral não escaparam, obvia-mente, a determinadas periodizações e classificações que implicam, no fundo, maneiras de ver e editar que procedem a construções e reconstruções várias, quando não a desconstruções. Neste artigo, pretendo examinar a trajetória do dramaturgo Dias gomes tendo como referências básicas os textos tea-trais e os livros lançados pelas editoras civilização Brasileira, nos anos 1970, e Bertrand Brasil, na década de 1980.
The temporal landmarks that frame and classify an author’s work are associated with processes of meaning demarcation that can be ever changing and elusive. These operations involve the appropriation and reappropriation of its meaning, which can be at odds with the intentions having guided the authors of this or that work. Dias Gomes and his theatrical production have not escaped a few periodizations and classifications that ultimately imply ways of seeing and editing that lead to a number of different constructions, if not deconstructions. In this article, a intend to examine the trajectory of playwright Dias Gomes having as basic reference theatrical texts and books issued by publishing houses Civilização Brasileira in the 1970s and Bertrand Brasil in the 1980s