Percursos errantes nas margens da música pop uma experiência sonora de diferenças

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Percursos errantes nas margens da música pop uma experiência sonora de diferenças

Ano: 2022 | Volume: 0 | Número: 53
Autores: Nilton Faria de Carvalho, Herom Vargas
Autor Correspondente: Nilton Faria de Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: experiência, alteridade, diferença, música pop, singularidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente texto busca processos de diferenciação a partir das margens da música pop. Tomamos Walter Benjamin como ponto de partida metodológico, seu percurso errante (flânerie) pela moderna metrópole, para propor uma abertura às diferenças sonoras. O caminho nos conduz à experiência de si, menos mediada por regimes midiáticos dominantes, pois a escuta musical aqui se aproxima do experimento proposto por Giorgio Agamben, que se afirma enquanto singularidade. Identifica-se então, na sonoridade de algumas obras, a possibilidade de uma escuta radicalmente aberta que desloca os paradigmas de reconhecimento da música pop nas mídias. O resultado é uma experiência comunicacional de fruição permeada por diferenças e alteridades, que revisa as desigualdades narrativas no cenário da globalização.



Resumo Inglês:

This text seeks differentiation processes from the margins of pop music. We take Walter Benjamin as a methodological starting point, his wandering journey (flânerie) through the modern metropolis, to propose an opening to the sound differences. The path leads us to the experience of the self, less mediated by dominant media regimes, because listening to music here approaches to the experiment proposed by Giorgio Agamben, which asserts itself as singularity. Then, in the sound of some works, the possibility of a radically open listening that shifts the paradigms of recognition of pop music in the media is identified. The result is a communicational experience of enjoyment permeated by differences and alterities, which reviews narrative inequalities in the globalization scenario.