Nosso objetivo no presente estudo é investigar como, na linha filosófica da Fenomenologia, Heidegger versou sobre uma analítica da existência, entendendo o sentido do ser a partir da relação com o mundo, onde o ser está lançado e é afetado. Partindo disso, escreveu sobre as tonalidades afetivas, sendo elas ligadas à existência e ao cotidiano, como, respectivamente, angústia e tédio. Em meio à cotidianidade o Dasein já sempre se encontra imerso em significados do mundo que o limitam enquanto ente, como um objeto. E sua existência, quando reduzida a uma coisa, um objeto, traz a tonalidade afetiva do tédio, em que o ser-aí acaba experimentando seu tempo de maneira alongada, como uma cansativa experiência de si mesmo, ao ponto de ser insuportável lidar com seu ser. Desta forma, necessita do consolo que o mundo provoca, em vista dos sentidos e significados prontos, sem que seja preciso pensar sobre o existir, seu caráter de não-ser, sua finitude iminente etc. Consiste, portanto, na experiência de ser coisa entre coisas através daquilo que o mundo fornece pronto.
Our objective in the present study is to investigate how, in the philosophical line of Phenomenology, Heidegger spoke about an analytic of existence, understanding the meaning of being from the relationship with the world, where the being is launched and is affected. Based on this, he wrote about affective tones, which are linked to existence and everyday life, such as, respectively, anguish and boredom. In the midst of everyday life, Dasein is already immersed in meanings of the world that limit it as an entity, as an object. And its existence, when reduced to a thing, an object, brings the affective tone of boredom, in which the being-there ends up experiencing its time in an elongated way, as a tiring experience of itself, to the point of being unbearable to deal with its to be. In this way, it needs the comfort that the world causes, in view of the ready senses and meanings, without having to think about existing, its character of non-being, its imminent finitude, etc. It consists, therefore, in the experience of being a thing among things through what the world provides ready-made.