O artigo apresenta reflexões sobre a relação entre o Teatro do Oprimido (TO) e as universidades brasileiras. Após um breve panorama histórico, buscou-se proceder a uma abordagem dialética com o objetivo de discutir as implicações da presença do TO no meio acadêmico brasileiro. Considerando a literatura e as vozes de diversos pesquisadores, apontou-se os impasses e as possibilidades que emergem da presença de uma prática artística militante no ambiente universitário brasileiro.
The article presents reflections about the relationship between the Theater of the Oppressed (TO) and Brazilian universities. After a brief historical overview, it followed a dialectical approach in order to discuss the implications of the presence of TO in the Brazilian academic environment. Considering the literature and the voices of several researchers, it was pointed out the impasses and the possibilities that emerge from the presence of a militant artistic practice in the Brazilian university environment.
El artículo presenta reflexiones sobre la relación entre el Teatro del Oprimido (TO) y las universidades brasileñas. Después de una breve reseña histórica, buscamos proceder con un enfoque dialéctico para discutir las implicaciones de la presencia de TO en el entorno académico brasileño. Considerando la literatura y las voces de varios investigadores, se señalaron los impasses y las posibilidades que emergen de la presencia de una práctica artística militante en el ámbito universitario brasileño.