Nesse artigo procuramos apresentar e problematizar duas questões relacionadas entre si. A primeira questão é referente às estratégias e dinâmicas para o ensino ou aperfeiçoamento da escrita teatral, isto é, uma contribuição para uma pedagogia da dramaturgia. A segunda questão se traduz na apresentação, seguida de comentários, de um fragmento de um texto que se deseja teatral. O texto em questão, Hipólito, encontra-se em processo de escrita e aqui apresentamos uma reflexão parcial sobre o processo de sua redação encaminhado por nós. Portanto, nosso artigo não apresenta conclusões finais, permanecendo em “aberto” até que o processo de escrita termine e possamos julgar melhor esse texto desde seu verdadeiro lugar de enunciação que é o espaço teatral.
The present article presents and discusses two topics related to each other. The first topic refers to the dynamics and strategies in teaching or perfecting theatrical writing. That is, a contribution to a pedagogy of dramaturgy. The second topic is expressed through the presentation, followed by comments, of an excerpt of a text that aims to be theatrical. The text in concern, Hipólito, finds itself within the process of writing, and here we propose a partial reflection surrounding the writing process performed by us. Therefore, our article does not present final conclusions, remaining “open” until the writing process reaches an end, and by then we will be able to provide a better judgment of the text from its truthful place of enunciation, which is the theatrical space.
En este artículo tratamos de presentar y problematizar dos cuestiones que se relacionan entre sí. La primera se refiere a las estrategias y dinámicas para la enseñanza o perfeccionamiento de la escritura teatral, es decir, una contribución a una pedagogía de la dramaturgia. La segunda se traduce en la presentación, seguida de comentarios, de un fragmento de un texto para ser teatralizado. El texto en cuestión, Hipólito, está en proceso de redacción, y aquí presentamos una reflexión parcial sobre ese proceso remitido por nosotros. Por lo tanto, nuestro artículo no presenta conclusiones; sigue “abierto” hasta que termine el proceso de escritura y podamos juzgar mejor ese texto desde su verdadero lugar de enunciación, que es el espacio teatral.