Este artigo se propõe a tratar da relação entre Teologia e Direitos Humanos naquilo que tange à fundamentação dos direitos. Para lograr tal intento, verificou-se haver duas grandes tendências de relacionar teologia e direitos: teóricae prática. A primeira se propõe a discutir se os Direitos Humanos têm origem natural ou contratual. A segunda compreende a religião como uma força motriz do mundo novo conferindo à Teologia a missão de ser incentivadora dos direitos humanos. A proposta deste artigo é apresentar, a partir da teologia católica, uma terceira visão que conjugue a fundamentação teórica nos direitos do corpo e a fundamentação prática no mandamento do amor. Para desenvolver tal tarefa, o corpo do texto deste artigo se dividirá emtrês partes. A primeira destinada a apresentar o estado da questão acerca da fundamentação teórica dos Direitos Humanos; a segunda tratará da fundamentação prática do direito, entendendo tal fundamentação como motivação para agir bem; a terceira parte apresentará um modelo oriundo da teologia moral católica personalista que vê a justiça informada pela caridade como fundamento prático-teórico para a vida social.
This article proposes to explain the relationship between Human Rights and Theology in terms of human rights foundation. It was found two important trends in relating theology and rights: theoretical and practical. The first proposes discuss whether human rights have a natural or contractual origin. The second understand the religion as a driving force of the new world, in this view, the theology role is promoting Human Right. The purpose of this article is to preset, from Catholic theology, a third view that combines the theoretical foundation of human rights by the theory of rights of body and the practical foundation on the commandment of the love. In order to develop this task, we will be divided this article into three parts. The first will present the status quaestionisabout the theoretical foundation of human rights; the second will deal with the practical foundation of law, understanding such foundation as motivation to act well; the third part will present a model derived from Catholic personalist moral theology that sees justice informed by charity as a practical-theoretical foundation for social life.