PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: palavra, sujeito e experiência em narrativa poética

Revista Científica RCMOS

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ISSN: 26759128
Editor Chefe: Barbara Alinne F. Assumpção
Início Publicação: 25/10/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: palavra, sujeito e experiência em narrativa poética

Ano: 2022 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Luciana Nascimento dos Santos
Autor Correspondente: Luciana Nascimento dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: pesquisa (Auto)biográfica; o sujeito; experiência.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo objetiva fazer algumas pontuações sobre o campo investigativo da Pesquisa (Auto)biográfica, abordando a experiência como um conceito estruturante desse campo, refletir sobre a concepção de sujeito biográfico e a palavra como uma das matérias-primas da narrativa (Auto)-Biografia, bem como argumentar sobre a pertinência da escrita poética na produção acadêmico-cientifica. O artigo está estruturado em seções, a saber: Introdução; Pesquisa (Auto)Biográfica: notas históricas e pontuações do campo; O sujeito e a experiência: dueto polissêmico, polirrítmico, polifônico, policrômico e notas inconclusivas, onde destaco as bases epistemológicas e metodológicas da Pesquisa (AUTO)Biográfica como um movimento de ruptura do paradigma da ciência moderna que sacraliza o sujeito universal e a generalização, pois interessa-se pelos sentidos e significados que o sujeito-experiência- o sujeito biográfico- atribui às suas narrativas e como se reinventa. As reflexões apresentadas dialogam com alguns teóricos desse campo investigativo, com relevo para as produções de Souza (2008, 2010, 2014, 2018), Passeggi (2016, 2017), Larrosa (2002, 2003, 2005), Delory-Momberger (2012, 2016, 2018, 2019), bem como estabelece interlocução com a poética insubmissa de Evaristo (2008) e a poligamia da linguagem na poesia de Gonçalves (2020).

Resumo Inglês:

This article aims to make some scores on the investigative field of (Auto)biographical Research, addressing the experience as a structuring concept of this field, reflecting on the conception of biographical subject and the word as one of the raw materials of narrative (Auto)-Biography, as well as arguing about the pertinence of poetic writing in academic-scientific production. The article is structured in sections, i.e.: Introduction; (Auto)Biographical Research: historical notes and field scores; The subject and the experience: polysemic duet, polyrhythmic, polyphonic, polychrome and inconclusive notes, where I uncover the epistemological and methodological bases of the (AUTO)Biographical Research as a movement of rupture of the paradigm of modern science that sacralizes the universal subject and generalization, because it is interested in the meanings and meanings that the subject-experience- the biographical subject- attributes to its narratives and how it reinvents itself. The reflections presented dialogue with some theorists of this investigative field, with emphasis on Souza’s productions (2008, 2010, 2014, 2018), Passeggi (2016, 2017), Larrosa (2002, 2003, 2005), Delory-Momberger (2012, 2016, 2018, 2019), as well as establishes dialogue with the insubmissive poetics of Evaristo (2008) and the polygamy of language in the poetry of Gonçalves (2020).