Giro linguístico da performance e fenomenologia em perspectiva

Revista Científica RCMOS

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ISSN: 26759128
Editor Chefe: Barbara Alinne F. Assumpção
Início Publicação: 25/10/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Giro linguístico da performance e fenomenologia em perspectiva

Ano: 2022 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: André Rosalem-Signorelli
Autor Correspondente: André Rosalem-Signorelli | [email protected]

Palavras-chave: Fenomenologia. Giro linguístico da performance. Imaginação Musical. Processo Criativo (“poíesis”). Fazer musical.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, delineamos uma proposta de aproximação entre o giro linguístico da performance com o método de investigação científica ou paradigma epistemológico fenomenológico. De fato, lançamos uma hipótese substantiva calcada nas eventuais correlações entre os planos considerados na suso referida proposição de cunho epistemológico. Estas supostas correspondências poderão ser confirmadas ou infirmadas nas considerações finais deste trabalho. Investigamos as possíveis interfaces entre as esferas em estudo por meio do método analítico-descritivo baseado em revisão bibliográfica. A Imaginação Musical, representada pelo fenômeno do impulso criador do Processo Criativo (“poíesis”) consubstanciado na improvisação musical verificada no fazer musical ou fazer sonoro, é permeada pela esfera do Giro Linguístico da Performance de forma recíproca, colaborativa e mútua com o fito de promover a ação artístico-cultural em sua integralidade linguístico-comunicativa.

Resumo Inglês:

In this article, we outline a proposal to approach the linguistic turn of performance with the method of scientific investigation or phenomenological epistemological paradigm. In fact, we launch a substantive hypothesis based on possible correlations between the plans considered in the aforementioned proposition of an epistemological nature. These supposed correspondences may be confirmed or invalidated in the final considerations of this work. We investigate the possible interfaces between the spheres under study through the analytical-descriptive method based on a literature review. The Musical Imagination, represented by the phenomenon of the creative impulse of the Creative Process ("poíesis") embodied in the musical improvisation verified in music making or sound making, is permeated by the sphere of the Linguistic Turn of Performance in a reciprocal, collaborative, and mutual way with the aim of to promote artistic-cultural action in its linguistic-communicative integrality.