Temos como objetivo traçar um paralelo entre a reflexão e a informática educativa. O texto versa sobre a indução ao erro na informática e se divide em três partes: a primeira resume as idéias do pensamento reflexivo; a segunda parte resume os princípios da Problem-Based Learning; e a terceira parte busca fazer uma síntese destas idéias direcionando-as a aplicações em informática educativa. Percebe-se a possibilidade de induzir ao erro e provocar um constante estímulo no estudante para buscar conhecimento necessário visando alcançar as respostas exigidas através da informática. Conclui-se que a experiência de errar faz com que aja uma busca pela correção e posterior fixação correta do conteúdo, ou pelo menos, de que detalhes precisam ser considerados para se chegar ao correto.
We aim at establishing a parallel between reflexive thought and educational computing. The text is about computing misleading situations and is divided into three parts: the first summarizes the ideas of reflexive thought; the second summarizes the principles of Problem-Based Learning; and the third intends to synthesize these ideas directing them to the use in educational computing. One can notice the possibility of misleading situations and the constant encouragement of students to seek for the necessary knowledge aiming at reaching the answers demanded through computing. One concluded that the experience of making mistakes stimulates the search for the correct option and subsequent correct fixation of the contents or, at least, of the details that need to be considered to reach the correct answer.