Educação Musical Inclusiva e formação de professores: Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Educação Musical Inclusiva e formação de professores: Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica

Ano: 2023 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: Lisbeth Soares
Autor Correspondente: Lisbeth Soares | [email protected]

Palavras-chave: formação docente musical, educação musical inclusiva, pedagogia histórico-crítica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo oferecer contribuições para a discussão sobre a formação de professores em Música na perspectiva da Educação Inclusiva, tendo a Pedagogia Histórico-Crítica como suporte teórico. Situa a problemática da formação em um contexto sócio-histórico, inicialmente apresentando algumas concepções que são relevantes para que se compreenda a base teórica adotada, a qual se sustenta no materialismo histórico-dialético. Discorre sobre a formação acadêmico-profissional em Música de forma ampliada, localizando alguns campos de disputa, tais como os desequilíbrios entre teoria e prática e o Modelo Conservatorial e os Métodos Ativos. Ao tratar especificamente sobre a perspectiva da Educação Inclusiva, localiza o Modelo Médico e o Modelo Social de deficiência como parâmetros para se compreender os condicionantes sócio-históricos que repercutem na sociedade e na Educação. Traz algumas sugestões para a formação docente, tais como a qualificação dos estágios, a inserção de disciplinas e de outros assuntos igualmente relevantes.    



Resumo Inglês:

This article aims to offer contributions to the discussion on the training of teachers in Music from the perspective of Inclusive Education, with Historical-Critical Pedagogy as theoretical support. It situates the problematic of education in a socio-historical context, initially presenting some conceptions that are relevant to understand the theoretical basis adopted, which are based on historical-dialectical materialism. It discusses the academic-professional training in Music in an expanded way, locating some fields of dispute, such as the imbalances between theory and practice and the Conservatory Model and Active Methods. By dealing specifically with the perspective of Inclusive Education, it locates the Medical Model and the Social Model of disability as parameters to understand the socio-historical conditioning factors that have repercussions on society and Education. It brings some suggestions for teacher training, such as the qualification of internships, the insertion of disciplines and other equally relevant subjects.