Este estudo procurou investigar a vivência da situação de pandemia de Covid-19, entre março de 2020 e início de 2021, por parte de artistas e responsáveis por espaços e eventos de disseminação da música experimental em Portugal e os seus processos de adaptação durante este período. Para esse efeito, foram realizadas entrevistas com 8 artistas e/ou diretores de programação ligados ao contexto da música experimental, e analisado o respectivo conteúdo para identificação de tópicos relevantes e temáticas transversais. Não obstante a existência de obstáculos frequentemente insolúveis para a prática artística, todas as pessoas entrevistadas relataram um nível de atividade significativa, salientando a utilização de meios digitais de comunicação e disseminação como alternativa mais comum. No entanto, foram também mencionados os problemas de comunicação com o público decorrentes destas opções, assim como o impacto negativo tanto para as características identitárias destas instituições, como para a sustentabilidade profissional dos músicos.
This study aimed to investigate the experience of the Covid-19 pandemic, from March 2020 to early 2021, by experimental music artists, and festival and concert venue curators in Portugal, and their adaptation processes during this period. For this purpose, interviews were undertaken with 8 artists and/or programming directors linked to the experimental music context, and the resulting data was analysed to identify relevant topics and transversal themes. Despite the existence of often-insoluble obstacles to artistic practice, all venues and events maintained a significant level of activity, emphasizing the use of digital means of communication and dissemination as the most common alternative. However, some communication problems with the public resulting from these options were also mentioned, as well as the negative impact both on the identity of these entities and on the artists’ professional sustainability.