Este trabalho situa-se no campo dos processos criativos com vistas a investigar aqueles envolvidos na elaboração dos arranjos de “Maracatú”, “Palhaço” e “Água e Vinho”, realizados pelo autor do artigo a partir de temas compostos por Egberto Gismonti e da discussão do seu entorno. Metodologia: a partir das análises das obras originais e da descrição dos arranjos
elaborados, observa-se que algum tipo de colagem foi realizado em suas partes. Nesse sentido, há um cotejamento com esses processos e aqueles apontados em algumas obras de Heitor Villa-Lobos pelo professor de Composição aposentado da USP Willy Corrêa de Oliveira (1938). Complementando a metodologia, algumas interpretações a partir de elementos extra-
musicais e aspectos das musicalidades encontradas em manifestações brasileiras de acordo com os gêneros – maracatu, guarânia, canção e choro – das composições foram apontadas. Assim, como resultado, a partir de uma discussão sobre o procedimento rapsódico no arranjo de música popular, aponta-se para a possibilidade de uma concepção metalinguística do arranjo como colagem, ou o arranjo dentro do arranjo. Na conclusão, conceitua tal procedi-
mento dentro de uma possível perspectiva do pós-modernismo em música.
This work belongs to the field of the creative processes in music envolved in the elaboration of 3 arrangements ("Maracatú", "Palhaço" and "Água e Vinho") carried out by the author of this article based on themes composed by Egberto Gismonti and the discussion of its surroundings. Methodology: from the analyses of the original works (audio and scores) and the description of the elaborated arrangements, it is observed that all arrangements carry out some kind of musical collage in their parts, in a process similar to the ones used in some works by Heitor Villa-Lobos, as described by the retired composition teacher of USP (University of São Paulo) Willy Corrêa de Oliveira (1938). Complementing methodological procedures, some analyses were made based on extra-musical elements and aspects of musicalities found in Brazilian manifestations according to the genre of composition: “Maracatu”, “Guarânia”, Brazilian Song and “Choro”. Thus, as a result, from a discussion on the rapsodic procedure in the arrangement of popular music, it points to the possibility of a metalinguistic conception of the arrangement as collage, or the arrangement within the arrangement. Concluding, it is finished by conceptualizing collage procedure within the possible perspective of postmodernism in music