Cuidados paliativos e luto em home care: um estudo comparativo em pacientes com dor de difícil manejo e do paciente em controle de dor em estado avançado da doença.

Arquivos Brasileiros de Medicina Naval v. 76 n. 1 (2015)

Endereço:
Praça Barão de Ladário - S/N - Centro
Rio de Janeiro / RJ
20091000
Site: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/abmn/issue/view/69
Telefone: (21) 2104-5234
ISSN: ISSN eletrônico: 2764-2860 / ISSN impresso: 0365-074X
Editor Chefe: CMG (CD) Helena Rosa Campos Rabang
Início Publicação: 05/11/2023
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Cuidados paliativos e luto em home care: um estudo comparativo em pacientes com dor de difícil manejo e do paciente em controle de dor em estado avançado da doença.

Ano: 2015 | Volume: 76 | Número: 1
Autores: K. F. Simões, R. C. Buys
Autor Correspondente: K. F. Simões | [email protected]

Palavras-chave: cuidados paliativos, qualidade de vida, morte, palliative care, quality of life, death

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os objetivos da pesquisa foram identificar as vivências de pacientes com dor de difícil manejo e de pacientes em controle de dor em estado avançado da doença em home care; e caracterizar o desenvolvimento do luto em ambos grupos de pacientes. A metodologia foi retrospectiva, comparativa, qualitativa e descritiva, com a utilização da Análise de Conteúdo dos relatos dos pacientes em estado avançado com controle de dor e dor de difícil controle em home care colhidos em atendimentos psicológicos. A dor em pacientes em estado avançado trouxe alterações nos aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais, alterando a vivência e a elaboração do luto de si mesmo em de um luto traumático. Atentar para os efeitos da dor em pacientes em estado avançado parece ser um ponto de relevância para atingir práticas interdisciplinares em Cuidados Paliativos, garantindo qualidade de vida e dignidade ao morrer.



Resumo Inglês:

The objectives of this study were to identify the experiences of patients with pain unwieldy and patient in pain control in advanced disease; and characterize the development of patient mourning in advanced disease with pain control and difficult to manage pain. The methodology was retrospective, qualitative and descriptive, using the Content ́s Analysis reports of patients at an advanced stage with pain control and intense pain in home care. The pain in patients in an advanced state brought changes in physical, emotional, social and spiritual aspects. It changed the experience and elaboration of mourning of himself to a direction of a more traumatic grief. Pay attention to the effects of intense pain in patients in advanced stages seems to be a relevant point to reach practices that seek to meet the specifics that arise in the process of Palliative Care to guaranteeing quality of life and dignity in dying.